O BLOCOMUM ocupa e toca os corações de todas e todos que celebram um carnaval comum e apoiam a diversidade, o espontâneo e as manifestações políticas e culturais. Somou-se ao carnaval de rua de Belo Horizonte em 2014, com a proposta de agregar toda e qualquer pessoa, independente de habilidades musicais, para cair na folia e celebrar a história e princípios da ocupação do Espaço Comum Luiz Estrela.
BLOCOMUM
Bloco carnavalesco do Espaço Comum Luiz Estrela
Apresentação
Saímos sempre no domingo de pré-carnaval, com a proposta de agregar toda e qualquer pessoa, independente de habilidades musicais, para cair na folia e celebrar a história e a ocupação do Espaço Comum Luiz Estrela. Nosso percurso é a comunidade do Pau Comeu, no bairro São Lucas.
Que venham os bruxos, dadaístas, músicos, ativistas, punks, loucos, vadias, hippies, ciclistas e todas as pessoas que acreditam no amor! O BLOCOMUM ★ ocupa e toca os corações de todos aqueles que querem celebrar um carnaval comum e apoiar a diversidade, o espontâneo e as manifestações políticas e culturais
~ trecho da divulgação do primeiro Blocomum, 2014
Sobre nós
Somando-se ao Carnaval de Rua de Belo Horizonte em 2014, no começo a folia era junto com o Pula Catraca, nosso irmão gêmeo. O Blocomum cresceu demais e nos juntamos ao Tetê A Santa, que ressurgia com a ideia de continuar pequenino.
Já contamos com duas marchinhas originais. Somamos ao coro dos contentes e descontentes que ocupam a cidade durante o carnaval, que em Belo Horizonte carrega inegável caráter de luta através da ocupação do espaço público. Nos estandartes, marchinhas, discursos e corpos em ação, a mensagem:
“Ocupar as ruas e o que é público, tendo como arma um corpo portador da palavra política articulada. Nos esforçamos para ocupar os espaços institucionalizados, mas entendemos com uma ação igualmente legítima e democrática a ocupação do que é público como configuração de um espaço de partilha de experiências sensíveis, de ideias comuns, entre a arte e a política,entendendo esta como a vida em comum na cidade e no mundo. A política entendida não como o exercício do poder ou a luta pelo poder, mas como criação e prática cotidianas (…).”
(Carta de princípios, ocupação cultural Espaço Comum Luiz Estrela, 2013).
‘Blocomum Estrela’ foi criada colaborativamente pelos artistas Gustavito, Mario Apocalipse, Kadu dos Anjos, Luiz Gabriel Lopes e Andre Martins e Seu Dede. Intérpretes: Gustavito, Manuela Matias, Tatiana Fonseca e Clara Maragna.
A marchinha Blocomum Estrela foi uma das 12 composições finalistas no Concurso de Marchinhas Mestre Jonas de 2014!
Já tradicional no calendário do carnaval de Belo Horizonte, o Concurso de Marchinhas Mestre Jonas homenageia o cantor, compositor e carnavalesco, falecido em dezembro de 2011, celebrando o carnaval pelo resgate e valorização de composições locais autorais.
Marchinha do Blocomum:
Enquanto for privilégio ter uma casa própria
Bm7 E7 A A7
ocupar será sempre um direito
D Dm A F#m
E pra viver na cidade muito mais do que arte
Bm7 E7 A E7
a novidade dessa estrela que nasceu
A E7/G# A7/G
Bruxos, mandingueiros, manobristas
F#m Bm7
músicos e ativistas,
E7 A E7
bailarinas e avós
A E7/G# A7/G
Loucos, mestres e malabaristas
F#m Bm7 E7 A E7
vadias, punks, budistas, partidários ou ateus
A E7/G# A7/G
Bixas, cozinheiros, rastafaris,
F#m Bm7
moradores das favelas
E7 A E7
ou play boys de mente aberta
A E7/G# A7/G
críticos, atores, vila-latas
F#m Bm7 E7 A E7
professores e andarilhos que acreditam no comum
Enquanto for privilégio ter uma casa própria
Bm7 E7 A A7
ocupar será sempre um direito
D Dm A F#m
E pra viver na cidade muito mais do que arte
Bm7 E7 A E7
a novidade dessa estrela que nasceu
A E7/G# A7/G
bichos-grilos, vegetarianos
F#m Bm7
os caretas gente fina
E7 A E7
e os vida loka em geral
A E7/G# A7/G
hippies, Mc´s e mídias ninja
F#m Bm7 E7 A E7
maconheiros, quilombolas e nenhum policial
A E7/G# A7/G
xuxas, skatistas, metaleiros,
F#m Bm7
pensionistas, estudantes,
E7 A E7
não-fumantes, camelôs,
A E7/G# A7/G
emos, eleitores indecisos,
F#m Bm7 E7 A
dadaístas e ciclístas que acreditam no amor”
Confira outros vídeos sobre o carnaval de rua de Belo Horizonte e seus blocos engajados com o Comum na cidade em nosso Arquivo Estelar.
Lista com letra do repertório do Blocomum de 2015, incluindo marchinhas de outros blocos de caráter político-cultural do carnaval de rua de Belo Horizonte: